top of page

Divinéia Cine Express: Um sonho, uma parceira, uma grande amizade!

Sempre que escrevo um conto, imagino cada momento, personagem, retrato, lugar, como uma cena cinematográfica. O cinema sempre fora uma paixão, assim como tantas outras formas de arte que admiro, no entanto era sonho distante, visto a falta de oportunidades na cidade de Araranguá.

Em 2019, em uma ação conjunta da Cidadescrita e o Ateliê Calle7, organizando eventos artísitcos e sessões de muita conversa no espaço do ateliê, formou-se uma amizade gigante entre Eu (Yuri), Alex Santos e Sarah Calazans, ambos multi-artistas araranguaenses e Luiz Fernando Machado, cineasta, fundador da produtora Boanova Films, na cidade de Florianópolis com uma história linda e de um trabalho com qualidades inimagináveis.

Dentre milhares de assuntos, Luiz trouxe a oportunidade de um projeto cinematográfico, o qual é um curso de cinema, ministrado no Ateliê Calle 7, tendo como base a produção e gravação de um curta baseado em um conto da Cidadescrita. Para isso contamos com uma metodologia pedagógica que permite aos alunos atravessarem todos os processos de construção de um filme, - independente do gênero da obra ( curta ficção, curta documentário, videoclipe, longa metragem, seriado, experimental etc.) e/ou dos alunos (idade, raça, cor, classe social etc) - esta metodologia é denominada "Estética da Sopa de Pedra", que vem recebendo reconhecimento internacional devido aos resultados prodigiosos alcançados. Em trabalho como jurado de Edital Público na Colômbia em 2018, Luiz já foi apresentado como o empreendedor da Estética da Sopa de Pedra.

Para que o sonho virasse realidade, dependíamos da premiação no Edital Elisabete Anderle, o qual contempla os melhores projetos de arte e integração social do Estado de Santa Catarina. Foram meses de grande dedicação e produção de material burocrático para inscrição que fosse viável de escolha. Madrugadas a dentro, inscrevemos o projeto com o nome "Divineia Cine Express", o qual visa não só a produção de um curta-metragem, mas também a inclusão social da comunidade araranguense na equipe de execução da película supramencionada.

Após o período de espera da análise dos projetos que seriam contemplados pelo Edital do Prêmio Elisabete Anderle, realizado pelo setor de cultura do Estado de Santa Catarina, veio a grande notícia de que sim, o projeto Divineia Cine Express sairia do papel e ganharia as telas.

No entanto, como todos os habitantes vivenciaram, 2020 foi marcado pelo início da Pandemia do Covid-19, dificultando a execução do projeto. Jamais colocaríamos em risco a vida de qualquer membro e participante do projeto. Mas nada nos abalou, usamos este período para decidir cada detalhe e adaptação do Divineia Cine Express e do conto que seria feito o curta metragem. Depois de muito debater, o conto escolhido fora "Jorge, Um Brasileiro" (https://www.cidadescrita.com/post/jorge-um-brasileiro), de minha autoria. Com um cunho crítico, mas lotado de humor ácido, o conto traz a tona a aventura de um jovem, como muitos, que num lapso de horas tem sua vida virada de cabeça para baixo.

Trabalhamos arduamente na produção do material para as aulas, o recrutamento de alunos da cidade de Araranguá e cidades próximas, como Sombrio. Ao final de 2020 e início de 2021, realizamos as aulas teóricas do curso de cinema, via EAD (Estudo a Distancia), graças ao grande emprenho do Luiz, através do site da Boanova Films. Mas, como todos os brasileiros, ainda sofremos com as barreiras que a pandemia do Covid-19 impõe. Não choramos as pitangas, tampouco desanimamos. Juntamente com Luiz e o ilustre Chico Caprário, desenvolvi o roteiro do curta-metragem, em meio há muitas risadas e trabalho sério, de forma online e segura.

Hoje aguardamos ansiosamente pelo alívio da pandemia para que enfim gravemos as cenas que darão vida à Jorge e seus companheiros. Estamos com um elenco formado por atores amadores, nativos da cidade de Araranguá, e profissionais, como o já citado Chico Caprário, Sandra B. Espíndola e Igor Gomes, todos com trabalhos já consolidados dentro do cinema brasileiro.

Divineia Cine Express traz a proposta de somar à cena artística de Araranguá, formando mais uma parte na construção da cidade do extremo sul catarinense como pólo artístico nacional. Nada que o Ateliê Calle7, Cidadescrita e Boanova Films é feito com egoísmo e enriquecimento próprio. Nossa missão, a qual escolhemos, é de fazer a diferença, mostrando pro mundo o poder que a comunidade araranguaense possui. O que era distante para nós, hoje já está palpável. Nossos esforços são feitos com alegria, dedicação e muita gratidão a todos que aceitaram fazer parte de um sonho coletivo.

Sendo assim, podem aguardar e ir fazendo a pipoca, pois assim que liberados dessa pandemia, o curta será gravado e estará disponível, sendo inscrito em diversos Festivais de Cinema, dentro e fora do Brasil. Agradeço, em nome de todos os participantes, o apoio que recebemos do povo araranguaense, o qual é o real protagonista de nosso projeto. Nunca esqueçam: APOIE A ARTE LOCAL.


Conheça:


Quer apoiar ainda mais nosso Projeto? Entre em contato conosco por qualquer um dos links acima elencados. Sempre há espaço para corações e mentes que se movem em nome da arte.





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page